quarta-feira, 3 de outubro de 2007

16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC Videobrasil

Por: Gabriela Borini

Neste último domingo começou o 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica (Videobrasil) no SESC. Trata-se de um evento que busca aproximar, de diversas formas, arte, cinema e vídeo. As 66 obras de artistas de países da América Latina, Europa, Oceania, África e Ásia poderão ser vistas no SESC Paulista e no CineSESC Augusta até 25 de outubro.

A principal atração do evento é a mostra Panoramas do Sul, formada por três eixos: Estado da Arte, composto por obras de artistas consagrados; Investigações Contemporâneas, dedicado a processos de pesquisas contemporâneos; e Novos Vetores, que divulga trabalhos de jovens artistas. O ganhador de cada eixo receberá um prêmio de aquisição no valor de R$ 8 mil reais.
O júri é composto por um diretor de uma empresa de mídia australiano, um videasta e crítico de cinema da França, um cineasta da Tanzânia, uma pesquisadora de arte e mídia espanhola e uma doutora de artes visuais brasileira. Caberá a eles homenagear com três prêmios de incentivo a obras que considerarem dignas de menções honrosas. A premiação está prevista para acontecer no dia 7 de outubro.

Também merecem destaque as seções Encontros do Sul e Seminário Videobrasil. Ambas tratam de debates entre pesquisadores, curadores e artistas, porém a primeira discute alternativas de distribuição, exibição e intercâmbio artístico no circuito sul e a segunda aborda as relações estruturais entre imagens e meios multimídia.

O tema desta 16ª edição do festival, “Limite: Movimentação de imagem e muita estranheza”, foi inspirado no filme “Limite”, de Mário Peixoto. O evento é exibe – em um espaço de quatro andares – a continuidade de uma pesquisa sobre a linguagem videográfica contemporânea.


Saiba mais nos links:

Nenhum comentário: